O Hospital Gênesis, inaugurado em Junho de 1988, graças ao espírito de luta e perseverança, do Dr. José Gerardo Ponte, médico formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, teve seu sonho realizado.

Fundado inicialmente com a proposta de ser um hospital com especificidade na saúde da mulher, seu crescimento decorrido pelos excelentes serviços oferecidos, foi inevitável. Passando de Maternidade para Hospital Geral e Maternidade Gênesis, procurado por médicos de várias especialidades, principalmente clínicos e cirurgiões, mudando o foco de prestação de serviços à comunidade e constituindo-se uma das mais importantes instituições privadas do Estado do Ceará, com referência de atendimento multiprofissional de pequena à alta complexidade, para o restabelecimento da saúde e vida da sociedade.

Hoje, o Hospital Gênesis conta com um corpo de funcionários, e um corpo clínico de excelente desempenho e resolutividade. Preparado para atender a usuários de 25 operadoras de saúde, com um total de 96 leitos para internação adulto e neonatal, através de reformas que trouxeram modernas instalações aliadas à atualização tecnológica e ao diferenciado acolhimento de pacientes e familiares por médicos, enfermagem e demais serviços, proporcionando melhorias quanto à segurança, conforto e condições de trabalho.

Em permanente crescimento e em virtude da busca incessante do homem, e a necessidade de haver superação em todas as competências, desde 1999, o Hospital Gênesis introduziu na sua cultura em paralelo as melhorias de estrutura física e de hotelaria hospitalar, o Escritório da Qualidade, com a metodologia do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia, ferramenta de busca alcance global da qualidade, sob a coordenação da Dra. Suerda Guiomar Fernandes.

Seu Pronto-Atendimento 24 horas, localizado estrategicamente ao lado das unidades de apoio ao diagnóstico e da UTI-Adulto, oferece suporte em casos de internação ou realização de procedimentos cirúrgicos, através dos imediatos e ininterruptos serviços com a dedicação e a competência de sua equipe assistencial e precisão garantidos por recursos tecnológicos, sob a coordenação do Dr. Jener Castelo Branco.

Desde 2006, a Unidade de Terapia Intensiva Adulta, em virtude da alta demanda recebida, foi inaugurada a nova UTI-Adulto, superando as expectativas dos clientes internos e externos do hospital, sendo mais uma vez o Hospital Gênesis procurado como referência e centro de excelência para o tratamento de pacientes graves, sendo permanentemente reconhecido por clientes, contando com 09 leitos de atendimento a pacientes adultos, equipe de médicos intensivistas, enfermeiras especializadas no cuidado de pacientes graves, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que completam a equipe multidisciplinar que atua nas UTIs, estes, dedicados exclusivamente à UTI 24 horas por dia, sob a Coordenação do Dr. Newton Teles.

Em 2008, o novo Centro Cirúrgico, passou a contar com oito salas com capacidade para cirurgias de pequena à alta complexidade nas 24 horas do dia. Além da cirurgia geral, o Centro Cirúrgico atende a várias especialidades médicas, como cirurgia bariátrica, obstétrica, ginecológica, ortopédica, angiologia, plástica, urologia, cirurgias geral e cardíacas neonatais, torácica e neurologia. Há um aporte cirúrgico para neonatos, adultos e também obesos. Contamos ainda com um Centro Obstétrico, interligado ao Serviço de Neonatologia (Seneo) e à Unidade de Internação da Maternidade e uma Sala de Recuperação com 3 leitos. Todo trabalho é acompanhado pela qualidade de prestação de serviços realizados pela Central de Material e Esterilização, que confere padronização de métodos físicos, químicos e biológicos, garantindo segurança nos procedimentos cirúrgicos.

Ainda em 2008, acompanhando as melhorias realizadas em estrutura física do Hospital Gênesis, o novo Serviço de Neonatologia foi inaugurado após ampla reforma, passando a oferecer uma estrutura especial para os recém-nascidos sendo referência na comunidade. Conta com infra-estrutura e equipamentos de última geração, está capacitada para atender prematuros extremos e todas as patologias do período neonatal, sob a Coordenação da Dra. Ana Virginia Ponte e Dra. Jocélia Bringel.

As Unidades de Internação, Postos 1, 2 e 3 do Hospital Gênesis, com permanentes melhorias, estão distribuídas em andares por especialidades e as equipes de profissionais, além de transmitir carinho e confiança, são especializadas para o atendimento nas 24 horas ininterruptas, dividindo-se em: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Maternidade, cuja demanda pode ser proveniente do Pronto-atendimento ou eletiva cirúrgica e de consultórios médicos, cujas acomodações são de três tipos: suítes, suítes especiais e enfermarias que visam ao bem-estar do paciente e de seu acompanhante.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH, tem como missão elaborar, implantar, manter e avaliar o programa de infecções relacionadas à assistência à saúde no Hospital Gênesis com vistas à máxima redução da incidência de infecções, promovendo assistência hospitalar de qualidade com segurança. Para tanto, realiza buscas ativas e pareceres sistemáticos nas UTIs e demais leitos de internação, oferecendo ainda suporte técnico para as padronizações dos serviços médico, de enfermagem, higiene hospitalar, lavanderia e farmácia segundo conhecimentos científicos de literatura nacional e internacional, normas legais, divulgando e acompanhando permanentemente em reuniões científicas os resultados encontrados na instituição, sob a coordenação da Dra. Roberta Santos.

A equipe de Enfermagem está presente e próxima aos clientes durante toda sua estada reconhece suas particularidades e demandas, assumindo papel de articulador entre os demais serviços assistenciais e de apoio, preocupando-se com a humanização do cuidado, buscando promover atualizações técnicas de seus profissionais através de programas de capacitação e aperfeiçoamento a fim de garantir a realização de uma assistência sedimentada em conceitos modernos e científicos, dentro de uma gestão participativa com envolvimento de todos, sob a Gerência da Enfermeira Cecília Simeão.

O Hospital Gênesis conta com outras Comissões Técnicas de Qualidade além da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, com a participação ativa do serviço de Enfermagem, como: a Comissão de Padronização de Medicamentos; o Serviço de Educação Permanente; a Comissão de Padronização de Materiais Médico-Hospitalar; a Comissão de Padronização de Curativos; Comissão de Parecer em Estomaterapia; Comissão de Padronização de Protocolos Pré e Pós-Operatório; Comissões de Ética em Enfermagem; Comitê Transfusional e Serviço de Coleta de Células Tronco.

O Serviço de Imaginologia do Hospital Gênesis, atende a demandas de pacientes internados, as emergências oriundas do pronto-atendimento nas 24 horas, além da demanda espontânea externa, realizando os serviços de Radiologia e Ultrassonografia em geral, Doppler vascular, biópsias e Tomografia Computadorizada, contando com a experiência dos médicos: Dr. Ricardo Rocha, Dr. Eduardo Portela e Dr. Rodrigo Martins.

O Serviço de Cardio-diagnóstico do Hospital Gênesis, realiza exames de apoio ao diagnóstico diferenciados em adultos e neo-natal. Contando com uma equipe de médicos especializados para atender a demanda interna e externa da instituição, realizada pela coordenação da Dra. Adriana Novaes e Gardênia Farias.

O Centro Endoscópico de Fortaleza, oferece serviços de gastroenterologia, cirurgia digestiva, endoscopia, colonoscopia, phmetria, manometria, cápsula endoscópica, laparoscopia e CPRE, contando com os médicos, Dr. Adriano Cezar, Paulo Prado, Ivan Machado e Dr. Wilson Parente.

Conta ainda, com serviços de farmácia, nutrição e dietética, almoxarifado, SESMT, lavanderia própria, serviço de corte e costura, higiene e limpeza hospitalar, Portaria e Vigilância e Manutenção Externa e Interna para suprir as demandas das unidades de internação e, UTIs e Bloco Cirúrgico, visando satisfazer as necessidades e superar as expectativas do cliente, minimizando perdas, maximizando os resultados e metas propostas, com qualidade, com o aporte de sistema integrado informatizado.

Os serviços de apoio logístico e administrativo do Hospital Gênesis estão capacitados para dar suporte de planejamento, propor medidas de melhorias, viabilizar estratégias de crescimento, monitorar resultados através de indicadores hospitalares e ferramentas gerenciais-financeiras, avaliar compartilhadamente nos diferentes níveis de gerência setorial os planos de ação para o contínuo crescimento da organização.

Assim, a Direção na pessoa do Dr. Marcelo Rêgo Mota da Rocha e todos os que juntos fazem o Hospital Gênesis, se orgulham dos relevantes serviços prestados a comunidade no contexto da saúde do Estado, entendendo que o seu foco é continuar superando as expectativas dos nossos clientes, melhorando sempre, pois sabemos onde estamos e aonde queremos ir, como demonstram as manifestações de carinho e de dever cumprido que temos dos nossos clientes.

 

Galeria


Convênios